postgres postgresql version major minor

Versionamento

O projeto PostgreSQL visa lançar ao menos uma nova versão por trimestre, seguindo o roadmap.

O identificador de uma versão é um conjunto de números separados por pontos, como: 14.1, 9.6.9 ou 8.4.2-p3.

Componente majoritário da versão

O componente majoritário da versão identifica grandes saltos de funcionalidades ou de mudanças internas no PostgreSQL. É lançada uma nova versão majoritária por ano, normalmente próximo do meio do segundo semestre.

A partir da versão 10, o componente majoritário é apenas o primeiro número: 10, 11, 12, 13, 14… Até a versão 9.6, o componente majoritário é o par dos primeiros dois números: 9.6, 9.5, 9.4

Suporte

O suporte da comunidade se estende para as últimas cinco (05) versões majoritárias apenas, portanto quando uma nova versão é lançada, a mais antiga perde o suporte.

Versões que não têm mais suporte da comunidade não recebem correções de bugs de segurança, de confiabilidade ou de corrupção. Obs.: algumas empresas oferecem suporte estendido.

Assim, é muito importante manter os seus ambientes dentro dessa janela deslisante de cinco anos. E você consegue isso planejando e executando tarefas administrativas de upgrade.

Upgrade

Em virtude das mudanças internas que acontecem entre versões majoritárias, para um upgrade você deve seguir um dos três caminhos descritos na seção upgrade.

Componente minoritário da versão

A segunda parte do identificador de versão é o componente minoritário, que indica resolução de bugs, desde os menores até os severos, com impacto de segurança e confiabilidade.

Por exemplo, todas as versões a seguir pertencem a uma mesma versão majoritária, mas com uma quantidade crescente de problemas resolvidos: 14.0, 14.1, 14.2, 14.3

Como versões minoritárias não trazem novas funcionalidades e são desenvolvidas de forma a minimizar o impacto em produção, a recomendação é sempre manter o seu PostgreSQL na versão minoritária mais recente possivel, já que isso minimiza os riscos ("For minor releases, the community considers not upgrading to be riskier than upgrading.").

Os passos para atualizar o PostgreSQL dentro de uma mesma versão majoritária, ou seja, indo de uma versão minoritária para outra mais recente (por exemplo, de 14.1 para 14.2) são mais simples e envolvem apenas:

  1. parar o serviço do PostgreSQL
  2. atualizar os pacotes
  3. iniciar o serviço do PostgreSQL

Outros componentes da versão

Várias distribuições adicionam um componente extra ao final da versão:

Esses componentes rastreiam o empacotamento do PostgreSQL dentro da distribuição, indicando mudanças menores de compilação ou patches aplicados pelos mantenedores. Portanto, o significado desse componente extra é específico da sua distribuição, mas não do projeto PostgreSQL.

Referências