postgres postgresql support

Suporte

Existem diversos canais de suporte e resolução de problemas, tanto comerciais quanto abertos.

Comunidade

Suporte da comunidade por ser obtido por e-mail, Slack, Telegram, IRC e outros canais de comunicação.

Empresas

Suporte profissional no Brasil pode ser encontrado em diversas empresas.

Como reportar problemas

As orientações completas sobre como reportar problemas estão em uma página dedicada para esse fim. Mas os passos gerais estão a seguir.

Primeiro, certifique-se de que o comportamento observado é realmente um problema. Use a versão minoritária mais recente do PostgreSQL. Compare o problema observado com exemplos e descrições da documentação. Busque revisão de terceiros, possivelmente de canais da comunidade. Alguns comportamentos inesperados ou indesejados que podem fazer parte do padrão SQL ou da lista de coisas a fazer (TODO) do PostgreSQL. Problemas de desempenho quase nunca são bugs e, portanto, devem seguir outra trajetória de resolução.

A seguir, monte um relatório do problema observado. Ele deve conter os comandos usados, dados mínimos para reproduzí-lo, saída esperada e saída obtida. Inclua também informações da plataforma, como o sistema operacional e descrição de onde o PostgreSQL foi obtido. Caso o problema envolva uma falha de segmentação (segfault), pânico (PANIC) ou outro evento que tenha fechado o serviço, também inclua logs do servidor e, se possivel, backtraces ou core dumps quando requisitado.

Com essas informações, acesse a página de submissão de bugs para enviá-las aos desenvolvedores.

Desempenho

Caso o problema seja desempenho de consultas, siga as intruções de depuração da página de perguntas sobre consultas lentas e envie um e-mail para a lista de discussão de desempenho.

Segurança

Caso o problema seja uma vulnerabilidade de segurança, envie o relatório para o e-mail de segurança. Ele não é visível publicamente, assim medidas adequadas de segurança podem ser tomadas antes do bug ser anunciado publicamente, como é prática padrão de segurança.